sábado, 21 de abril de 2012

3X4



Esta é minha Vânia.

Ela é minha amiga desde o primeiro minuto que a vi! Amor à primeira vista. Lembro-a com sua camiseta roxa com os desenhos da Lapa, seu sotaque leve, carioca, olhar curioso e sorriso fácil. Fui aplicar uma espécie de teste para que me substituísse num trabalho que eu gostava de fazer e tinha muito ciúme. Minha petulância, cravejada de arrogância, me fazia acreditar que ninguém poderia me substituir; mas em dois minutos de conversa, pisquei para o chefe e tive a certeza, “é ela, encontramos!”. Ele não duvidou.

O tempo foi passando e três dias depois já éramos amigas de infância. Quando fui à sua casa pela primeira vez, descobri, sem surpresa, que tínhamos objetos de decoração incomuns e em comum.

Ela foi eleita madrinha de minha filha; passou a fazer parte das minhas duas famílias (da de casa e da do trabalho); com muita facilidade se tornou amiga dos meus amigos.

Criamos uma tradição de jantares que durou muitas quintas-feiras. Fizemos compras sufocantes de Natal juntas. Dividimos segredos e nas enfermidades e horas malsãs aqui de casa, sempre me emprestou, generosa e preocupada, o seu pediatra de plantão. 

Vânia é o que, em língua portuguesa, chamamos de “palavra-ônibus”, porque ela é divertida, inteligente, generosa, bacana, sacana, maneira, simpática, formidável. Tranchã!

Ela é mãe da Laura, da pequena Laurinha, que amo como se fosse minha, mas que procuro ficar a uma distancia segura para não torrar a família.

E, ainda por cima, ela é casada com o Fábio, a melhor alma que já conheci. Mas esse, é outro retrato...

6 comentários:

  1. Respostas
    1. amiga mais-que-perfeita!
      ela me contou que vocês fizeram visita.
      a laurinha tá um amor, né?

      beijo

      Excluir
  2. Concordo em gênero, número e grau! A Vânia é um ser super maravilhoso que está de parabéns hoje! Feliz Aniversário menina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que saudade de você!
      hoje a vânia me disse: "a pri já sabe que o dé está estudando em portugal? ela vai ficar tão orgulhosa..."
      e sabe do que mais? a cadeira que ele mais gosta tem relação com a idade média, lembro de uma vez que você falou que poucos se dedicavam a estudar esse período. ele está lá, firme e forte, entregue às loucuras de uma matéria chamada "a economia e sociedade da idade média" ou algo que o valha...

      beijo

      Excluir